Dicas para Conservar os Livros
- Sofia
- 29 de nov. de 2020
- 2 min de leitura

Olá caríssimos e caríssimas Ilustres!
Hoje decidi elaborar uma publicação sobre preservação e conservação de livro. Todos nós, ávidos leitores, nutrimos uma paixão flamejante pela nossa biblioteca pessoal, creio eu. Cada livro nos transporta para um momento particular e nos relembra de um período, de uma pessoa, de um sentimento, e sucessivamente. Além do próprio conteúdo, também as capas, a respetiva ilustração, o odor do livro, o estado das páginas, em suma, gostamos de preservar aquilo que tanto nos agrada e nos diz, mesmo sem nos falar.
Após várias pesquisas, decidi conversas com a pessoa mais informada que conheço sobre conservação de livros.
Assim, concluí que estas dicas são necessárias para o devido tratamento dos nossos livrinhos:
Vertical ou Horizontal? - Qual será a posição ideal para os nossos livros? Se existirem muitos livros, devemos evitar amontoá-los na horizontal. Sim, é claro que, como decoração, se torna uma opção bastante trendy e aesthetic, no entanto, estamos a prejudicar os nossos livrinhos belos. E porquê? Porque esse empilhamento, vai danificar o miolo e a lombada. No entanto, essa verticalidade, implica um amarelamento das páginas, pois são o principal recetor de pó, e sacrificamos a lombada, pois “puxamos” por ela.
Não aos esmagamentos! - Ao guardarem os vossos livros, não optem por preencher a prateleira na totalidade, ao ponto de provocar um “esmagamento”. Pelo contrário, deixem uma pequena folga entre livros, para poderem ser retirados, com alguma facilidade.
Limpem o pó! – Vi várias sugestões, desde a utilização de um pincel ao pano de flanela, mas, após diálogo com o meu contacto querido, foi-me explicado que os pincéis são úteis para limpar as folhas e o pano de flanela serve para as capas, quanto às capas plastificadas, é possível limpar com um pouco de algodão e álcool.
Mantenha a prateleira limpa! – Sejam persistentes na limpeza das prateleiras, pois afetam os livros. Percebi, pelo meu contacto, que as prateleiras ideais são de um material inoxidável, pois madeiras são propensas a térmitas.
Marcadores? Sempre! – Claro que precisamos de uma estratégia para identificar a página em que ficamos estanques, no entanto, sejamos seletivos, pois podemos danificar as páginas. Como preservar? Evitar clipes e marcadores que pressionem as páginas, principalmente, por poderem oxidar e manchar as páginas. Não dobrem o canto das folhas, pois a sua função é precaver o interior.
Sol e livros combinam? – Ora, é tão bom ler cá fora, principalmente no Verão, aquelas idas à praia que promovem a obesidade literária… O sonho! Mas, esta exposição é temporária, quando guardamos os nossos livros, devemos evitar locais com exposição solar, pois entortam a lombada e a capa, também “assimilam” a cor dos livros.
E pronto! Eis as dicas que proponho desta vez. Têm alguma sugestão que acresça estas dicas? Como conservam os vossos livros?
Comentários