Mortina de Barbara Cantini
- Sofia
- 29 de nov. de 2020
- 2 min de leitura

Olá Ilustres!
Bibidibobadibo, o Dia das Bruxas está aí e onde andas tu? Hoje trago-te uma proposta para os mais pequenos!
O livro: Mortina de Barbara Cantini.
A minha edição é da Bertrand Editora, impresso em 2018, livro de capa dura, com 48 páginas, incluindo uma página com a biografia da autora.
Tanto o texto como a ilustração são obra da autora, Barbara Cantini, uma autora italiana.
A opinião:
Mortina é uma menina muito especial, uma menina morta-viva, que vive num casarão , o Casarão Decadente, assombrado e isolado da aldeia, com a sua tia Falecida, o seu cão Tristonho e o resto dos elementos familiares assombrosos.
Ela sente-se uma menina normal, no entanto, por ser diferente, a sua tia não lhe permite fazer amizades com humanos, por medo. O maior desejo da Mortina é ter amigos com quem brincar e o Halloween mostra-se ser a maior oportunidade para tal. Será que ela conseguirá contornar os receios da tia e fazer amigos?
O livro é muito interessante para adaptar às salas de aula. Eu experimentei com uma tuma de 3.º e com uma turma de 2.º ano.
O livro é ideal para ser lido pelos próprios alunos porque existem várias piadas que necessitam da ilustração. Eu li aos alunos, visto existir o COVID19, e uma das normas é não existir contacto físico com material alheio, consequentemente, este perdeu alguma graça, tornando-se "extenso". Até porque, mesmo mostrando a ilustração, de longe, os detalhes escapam.
No caso do 2.º ano, eu sintetizei algumas partes, aliciando a leitura e compensando a ausência de imagens, fui mostrando algumas ilustrações e concretizei a leitura com um pós-leitura gráfico: Os alunos desenharam-se a eles mesmos como monstros.
A pós-leitura do 3.º ano foi mais complexa, trabalhei escrita criativa, em que o foco seria a descrição: Como serias se fosses um monstro? Quem seria o teu companheiro? Que estratégia usarias para fazer amigos?
A moral do livro é muito atual, foca a diferença e a integração da diferença, os receios sobre a diferença e o papel da amizade na vida de uma criança. A ilustração é adequadíssima para o Halloween, tem cores escuras, mas ilustrações carinhosas.
E qual é a vossa opinião sobre este livro? Que livros infantis recomendam, sobre o Halloween?
Comentários